Texto de Eneide
Pompiani de Moura sobre o tema “Como
se estuda Filosofia” baseado no fórum de discussão da disciplina
"Metodologia de Pesquisa em Filosofia" do curso de Pós-graduação
em Filosofia da Existência - Universidade Católica de Brasilia - Polo: São Paulo, coordenado pelo Prof Vicente Sergio Brasil
Fernandes (maio/2012).
Para
se estudar Filosofia devemos lembrar que:
O estudo da disciplina Filosofia é
semelhante como qualquer outra matéria, ou seja, com algum esforço, algum
prazer, alguma disciplina. A organização no estudo é fundamental para que os
conhecimentos não apareçam dispersos, desligados uns dos outros e, sobretudo,
de nós próprios. Só uma boa organização no estudo permite uma boa compreensão e
assimilação dos conteúdos estudados.
Como particularidade no estudo dos
textos filosóficos é importante ter o registro dos textos estudados. Seja
manuscrito ou digitado, as informações básicas de referencia bibliográfica com
as citações e comentários pessoais são importantes formas de agilizar o
processo de planejamento de um projeto de pesquisa filosófico e posteriormente
a sua realização. Um bom dicionário de filosofia ajudará a busca de
padronizações de termos e conceitos filosóficos evitando os viés linguísticos de
interpretação, bem como a contextualização histórica que um termo ou conceito
foi empregado e a sua adequação para a interpretação do texto filosófico.
Mas como se estuda
filosofia? Pode até parecer uma resposta simples.... , tendo como resposta
rápida... como se estuda qualquer outra disciplina, como dito anteriormente.
Mas será que é tão
simples assim?
Será que ao ler um
texto filosófico, aquele que o lê consegue contextualiza-lo no tempo e espaço
que foi escrito? Será que aquele que o lê não o interpreta como um dogma?
Será que aquele que o
lê entende ser a filosofia só mais uma disciplina a ser decorada? E a pergunta
mortal.... prá que estudar filosofia se não cai no ENEM (Exame Nacional do
Ensino Médio Brasileiro)?
Estas questões foram
levantadas na época que eu estagiava na graduação de licenciatura em filosofia
há 2 anos (2010) em um colégio público. E estas constatações não se
restringia a faixa etária, era uma realidade comum do curso tanto no nível
médio tradicional como no EJA (Ensino jovem e adulto – curso noturno para os
alunos com mais de 18 anos de idade).
Como então fomentar o
desejo ao estudo filosófico para este grupo de alunos? Ou seria privilégio
somente daqueles que buscam uma autonomia no aprendizado filosófico
através das várias leituras sistematizadas que podem ou não serem guiadas por
um professor de filosofia?
Estudar filosofia é
muito mais!
Estudar filosofia vem
da busca de respostas singulares ao seu modo de viver hoje, através de um
processo reflexivo crítico, onde os textos filosóficos contribuem ativamente
para estas “descobertas” pessoais. Os textos filosóficos possibilitam ao
estudante de filosofia reconstruir e construir a sua realidade, num processo
dinâmico entre aquilo que o filósofo afirma e o que é compreendido por aquele
que o lê.
A importância do
professor de filosofia é esclarecer ao estudante de filosofia as suas
interpretações suscitadas por ele (aluno) e a adequação das interpretações. O
professor de filosofia, como profissional habilitado as correções dos viés de
interpretação, poderá ser o mediador entre a interpretação contextualizada de
um texto filosófico e o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo que o
aluno deverá desenvolver mostrando que a práxis filosófica vai além das
argumentações dos textos filosóficos clássicos mais uma aplicação na vida
diária de todos nós, havendo assim a hermeneutica chamada “fusão de
horizontes”. Como diz o Prof Vicente: Sou ”Eu, que desejo conhecer, a partir de
meu horizonte, instauro num diálogo com o horizonte de compreensão do
filósofo.” “Essa fusão de horizontes se dá por intermédio dos textos filosóficos.
Estes são constituídos a partir de uma base conceitual indispensável à reflexão
filosófica”.
Assim, ao
responder a pergunta “Como se estuda filosofia?”, embora a autonomia do
aluno é essencial, cabe ao professor de filosofia apresentar os conceitos e
contextualização dos textos filosóficos, para que ambos construam um pensamento
com atos filosóficos onde a práxis faz parte do dia-a-dia de todos nós.
Assim, estudar filosofia é um desafio onde não existe um modelo ou uma
metodologia pré-estabelecida, pois, muitas são as variáveis onde o despertar
para o estudo filosófico dependerá de todos os atores envolvidos.
Autora: Eneide Pompiani de
Moura
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