terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ceticismo em Kant?


                   





Lalande afirma que há um certo ceticismo em Kant, fazendo uma ressalva que não quanto ao valor objetivo dos fenômenos e das leis da natureza que, pelo contrário, ele quis estabelecer contra Hume, mas quanto ao valor, pelo menos simbólico, dos postulados da razão prática.

                  Para Kant é claro que Deus e a vida futura não tem, tal como os representantes, senão um valor subjetivo, não são uma satisfação, a única possível segundo a nossa faculdade de conhecer, dada a certas necessidades do nosso pensamento especulativo (teologia física) ou da nossa consciência moral (teologia moral, na Crítica do juízo); o que já faz algo totalmente diferente de ilusões. Mas corresponderá esta representação a alguma coisa, ou não corresponde a nada? Poderia haver, uma direita e uma esquerda kantiana (J. Lachelier)

                    A observação sobre o sentido inglês da palavra ceticismo, enquanto aplicada especialmente a filosofia de Hume, foi-nos comunicada por H. Wildon Carr.


Referencia Bibliográfica
Lalande, A. Vocabulários técnicos e críticos da filosofia. Ed. Martins Fontes. 3.a ed. 1999. 1336 p.

2 comentários:

  1. Obrigado pela dica, me mantenha informado.
    Beijo doce.
    Se poder, onde esta o povo de Atlantis? O continente submerso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Wa Mor!
    Platão descreveu Atlantida com ricos detalhes.
    Sugiro que leia “TIMEU E CRÍTIA” de Platão.
    No diálogo o personagem Timeu, após a fala de Crítias, que inclui curto relato sobre a Atlântida, inicia sua explicação sobre a origem do universo até a criação do homem e lança algumas questões fundamentais

    Em 2011 foi lançado pelo pesquisador espanhol Francisco J. R. Peláez, professor da UFABC, o livro "W" em que ele expõe 7 anos de pesquisas à respeito da localização de Atlantida com base na Teoria Platônica. Neste livro, e no site do mesmo, o pesquisador Peláez e seus colaboradores expõe evidências científicas de que Atlântida estaria submersa na bacia do Caribe. Em maio de 2011, o pesquisador deu uma entrevista no Programa do Jô onde apresenta para o grande público as motivações de seus 7 anos de pesquisa.

    Referencia bibliografica
    • PLATÃO. Timeu - Crítias - O Segundo Alcebíades - Hípias Menor (Trad. Carlos Alberto da Costa Nunes. 3a. Ed., Belém: EDUFPA, 2001.
    • Hildeberto Bitar, Introdução ao Timeu, in: PLATÃO. Timeu - Crítias - O Segundo Alcebíades - Hípias Menor (Trad. Carlos Alberto da Costa Nunes. Belém: EDUFPA, 2001, p. 28.
    • Alan Cameron, Greek Mythography in the Roman World, Oxford University Press (2004) p. 124
    • http://programadojo.globo.com/platb/programa/2011/05/09/professor-francisco-pelaez-sabe-tudo-sobre-a-atlantida/ --- Professor Francisco Pelaez sabe tudo sobre a Atlântida --- Programa do Jô Soares em 9/5/2011

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.