domingo, 11 de setembro de 2011

A importância do ATO FILOSÓFICO

(autora: Eneide Pompiani de Moura)

               A filosofia deve ser entendida como um modo particular de buscar, compreender de forma racional, sistemática e rigorosa tudo o que existe. Por isso, filosofar é indagar-se sistematicamente sobre as questões fundamentais do existir.  Embora, em alguns momentos, nos pareça que outras ciências são mais importantes do que a filosofia sua relevância está justamente na sua revelação do inexato, no déficit, na defasagem no modo de colocar-se no mundo e em si mesmo, o ser vivente racional. É neste ponto de vista da singularidade da Filosofia frente aos outras ciências que ela se mostra superior. 

A Filosofia causa, no homem, incomodo em sua tendência de acomodação. A filosofia não busca substituir a ação das ciências, mas, ao contrário, quer subsidia-las e enriquece-las sob a forma de planejamento e reflexão. A filosofia sabe que o melhor alcance do homem será sempre imperfeito e provisório, justamente o oposto proposto pelas outras ciências que tentam a todo preço desvalorizar o ato de filosofar.

        É no Ato de Filosofar que a Filosofia se diferenciar das outras ciências, mesmo que elas sejam tidas como superiores, é no inicio do espanto, ou com o maravilhar-se, com aquela sensação de estranhamento, que é produzida a partir do momento em que nos deparamos com algo novo, que não compreendemos (que seria o chamado conflito cognitivo), nos leva a questionar a maneira habitual e corriqueira com a qual vínhamos pensando e vivendo até o presente momento e que por este ato de filosofar é percebido como singular com novo significado          O que mais tarde Merleau-Ponty vai definir a filosofia como “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”.

            Diria que é na Filosofia que nos é possibilitado o exercício de nossa humanidade através da reflexão crítica com propriedade sobre os vários caminhos já trilhados no passado, os que estão sendo trilhados no presente e o que podemos esperar para o futuro. É nesta visão holística do Ser que é possível buscar novas e melhores formas de nos relacionarmos com os outros seres humanos não importando em qual sociedade esteja inserido o homem nos seus modelos de crenças, valores e culturas. 

        Acredito que a filosofia tenha como característica uma certa forma, em sua singularidade, de compreender o nosso mundo. A filosofia busca superar os preconceitos e aparência da realidade onde a importância está na essência dos fenômenos. O conhecimento filosófico é dinâmico por isso não deve ser considerado como uma expressão de verdade absoluta. 

            O verdadeiro filósofo, como a exemplo de Aristóteles, busca ultrapassar o saber de sua época indo ao encontro do desconhecido. Pelo seu potencial de critica, a filosofia poderá ser considerada ou desconsiderada perigosa pelo poder estabelecido que prefere manipular a massa a faze-la auto-crítica.

Na atualidade,Raimon Panikkar (em seu livro: O Espírito da Política – Homo Politicus. Ed. Triom)  é um exemplo concreto da importância da filosofia frente às outras ciências, onde através de seu ato de filosofar afirma que: “Ninguém, individual ou coletivamente, tem uma visão nem controle do conjunto da experiência humana, e menos ainda de toda realidade”. 

        Panikkar defende, o que ele chama de “Pluralismo”, que além de haver respostas diferentes, as perguntas são mutuamente incomensuráveis, por que nenhum homem é um "respondedor" das perguntas dadas, mas sim um "perguntador". Panikkar ainda afirma que “a autocompreensão pertence à própria natureza humana. Em todo julgamento, em toda afirmação, há uma certa pretensão de validez.” Ficando assim demonstrado a importância da Filosofia frente às outras ciências nos dias de hoje.


 “ O Ser se exprime de muitos modos,
mas nenhum modo exprime o Ser.
O Ser se diz em vários sentidos.”

AUTORA: Eneide Pompiani de Moura

 
(Aristóteles)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.