quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Amanhã - 23 de setembro 2011 - INICIO DA PRIMAVERA!


Está chegando a Primavera! O Sol ingressa em Libra
 Escolho a um galho da Arvore de Primavera!


O equinócio de Primavera inicia em 23 de setembro de 2011, às 06h04min (Hora Oficial do Brasil). O Sol está voltando e, com ele, a estação mais alegre, cheia de flores, mais calorzinho e também mais alegria. As vitrines da moda já estão repletas de vestidinhos mais leves, todos floridos e coloridos! Tudo de bom. Astrologicamente (e astronomicamente) o Sol secciona o Equador Celeste no ponto 0º de Libra, e as horas do dia e da noite terão a mesma duração tanto no hemisfério Norte (dando inicio ao Outono) quanto no hemisfério Sul (dando inicio à Primavera). Esse ciclo se repete a cada ano apesar das loucuras do clima que às vezes chega a nos confundir. Acabamos sem saber em que estação estamos! Mas as árvores florescem direitinho, no momento certo: basta olhar os ipês amarelos que acabaram de anunciar o fim do inverno e os jacarandás mimosos que começam a anunciar a chegada da primavera.

O signo de Libra tem como representação uma balança e por essa razão esse signo também tem esse instrumento de medição como símbolo. Dois pratos que estão segurados por um ponto central, também chamado de fiel. O que ele representa? A equidade, o equilíbrio, a razão que nos ajuda a avaliar antes de decidir. Sendo um signo que pertence ao elemento Ar, ele confere aos seus natos a qualidade do pensamento e da sociabilidade.

As constelações foram criadas na antiguidade, conectando pontos brilhantes do céu (estrelas ou planetas) ou seja ‘desenhadas’ sobre a abobada celeste, ou Esfera Celeste, figuras imaginarias que serviam de referência e de orientação para os deslocamentos e longas viagens por terra e por mar. Das 89 constelações existentes somente 12 são tocadas Sol em seu caminho aparente em volta da Terra. Do ponto de vista do habitante da terra, o céu sempre representou um grande mistério e também uma grande fonte de inspiração. E haja imaginação para criar tantas figuras no céu! Certamente que essas figuras mitológicas servem e servirão sempre como arquétipos. E é por essa mesma razão que a astrologia usa essas doze figuras que formam os signos.

O Sol descreve este caminho aparente, chamado de elíptica, e forma um circulo que é chamado pelos astrônomos e astrólogos de Círculo Zodiacal. As doze constelações que estão colocadas no caminho aparente do Sol, por causa do movimento e da inclinação da Terra no seu eixo, não correspondem exatamente aos signos percorridos, porque algumas figuras são maiores, outros menores. Então a astrologia, convencionou que esse círculo fosse dividido em Doze Constelações de 30° cada uma, descartando assim a possibilidade de considerar Ophiucus, ou Ofiocus a 13ª Constelação tocada pelo Sol, já que esse portador de serpente tem somente‘um pé’ na roda zodiacal. Ophiucus era associado na mitologia grega ao Deus Esculápio (ou Asclépius), o Deus da Cura. (Ainda hoje vemos uma serpente em volta de um bastão símbolo da medicina.) Descartado Ophiucus, às doze constelações restantes foram dados 30 graus cada, de forma a que a divisão em Casas permanecesse igual para todas. A primeira constelação, Áries, inicia-se em 20 ou 21 de Março, quando o Sol em seu caminho seciona o Equador Celeste. É neste momento que ainda hoje se convenciona o início da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul. Este é chamado de Ponto Vernal, a 0° de Áries. E quando o Sol secciona o Equador a 0º de Libra, acontece o contrário, ou seja, o início da Primavera no Hemisfério Sul e do Outono no Hemisfério Norte.

É importante salientar que o movimento convencional do Sol não acontece sempre com a mesma velocidade (ele passa de um mínimo de 0º57’59 a um máximo de 1º0’51) e por essa razão o ingresso do Sol num determinado signo não acontece sempre na mesma data todos os anos. O calendário Gregoriano, usado no ocidente nos dias atuais, é impreciso e não corresponde exatamente ao passo do Sol. Esta é a razão pela qual seja o Mapa Natal que a Revolução Solar de uma pessoa (que é calculada para o momento em que o Sol retorna ao mesmo grau do nascimento) precisam ser calculados de forma exata por um astrólogo profissional. Esse ano o Sol ingressa em Libra às 06h04 no Brasil. No ano passado, por exemplo, ele havia ingressado às 0h09min.

Mas voltemos à Primavera, após essa breve lição de astrologia!
O Signo de Libra é relacionado com o elemento Ar e é considerado um signo de beleza sendo regido pelo planeta Vênus. Vênus era a Deusa do Amor e da Beleza na mitologia e por essa razão os librianos são refinados, belos, adoram as artes e se preocupam principalmente com o lado social da vida, com os relacionamentos humanos e costumam interagir na sociedade onde vivem. A representação da Vênus de Libra é parecida com aquela figura quadro da Vênus do pintor renascentista italiano Botticelli: uma Vênus que sai das águas, dentro de uma concha. No mito de Prosérpina (Perséfone) que representa o arquétipo do renascimento da natureza na Primavera lembramos a belíssima filha de Geia, Prosérpina, eu foi roubada por Hades (Plutão na mitologia romana).

O Senhor das escuridão e da morte, rapta Prosépina e a leva para a sua moradia, nos infernos, nas entranhas da terra. A mãe de Prosérpina, Ceres (Deusa da Terra e da agricultura) desesperada com a perda da amada filha, perde o vigor, entristece, e parece morrer não produzindo frutos. Com esse arquétipo os antigos explicavam o ciclo do inverno no Hemisfério Norte, quando a terra fica fria, gelada sob a neve, as arvore ficam sem folhas e parecem morrer. Cansada de chorar, Ceres pede a Plutão que deixe sua filha voltar para ela, mas Plutão ama Prosérpina e não quer deixá-la partir. No entanto, após muita negociação e a intercessão dos outros deuses, ele concorda em devolvê-la para a sua mãe pelo menos durante seis meses por ano, mas exige que durante os outros seis meses ela permaneça com ele no inferno. Desta forma e para festejar o retorno de Prosérpina, a mãe Ceres se veste novamente com suas melhores flores, pede às árvores que se enfeitem, aos pássaros que cantem, e inicia um novo ciclo de renascimento e de felicidade. Este mito serve para nos mostrar como funciona o ciclo das estações do ano e da renovação da vida.

No Brasil, esse ciclo das estações é menos marcantes, pelo menos nos estados do norte e nordeste, no entanto, aqui no sudeste e no sul podemos sentir essa renovação no ar. Por essa razão podemos igualmente iniciar um processo de renovação em nossa vida. Aproveitando a energia de Libra podemos iniciar uma reflexão sobre como julgamos nosso vizinho, nosso amigo ou nosso parceiro. É o momento ideal para estreitar os laços com aqueles que amamos.

Se estivermos vivendo em conflito, ou se temos assuntos pendentes com nossos entes queridos, colegas ou chefes, podemos aproveitar este momento especial para começar a negociar, fazer acordos, dialogar e encontrar uma solução para que ambas as partes acabem se satisfazendo. Se houver uma troca sincera de afeto e não existirem mentiras ou subterfúgios conseguiremos construir um relacionamento solido, que irá perdurar no tempo. Essa energia é necessária para buscarmos a sociabilidade, a igualdade e a justiça. Olhar os dois lados da questão, pesar os prós e contras, nos ajudará também a ver o outro lado, a ceder um pouco e a compreender que nossa razão pode não ser a única.

Podemos também aproveitar para fazer uma faxina em nossos armários, doando as roupas que não queremos mais, jogando fora o velho para dar lugar ao novo, limpando a casa da energia estagnada. Coloque flores num vaso, ligue uma pequena fonte de água e se puder pinte sua casa ou seu quarto com uma cor pastel! Essa energia primaveril irá renovar a sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.