segunda-feira, 12 de setembro de 2011

METAFISICA segundo Aristóteles - parte I



Uma das grandes dificuldades em se interpretar a filosofia é a necessidade de torna-la prática. Na verdade uma sabedoria só tem a sua relevancia quando conseguimos aplica-la no nosso dia-a-dia. A filosofia nos dá esta possibilidade.

Vejamos a METAFÍSICA ARISTOTÉLICA.

A METAFISICA de Aristóteles sengundo Giovanni Reale, nos livros Aristóteles:Metafísica e Historia da filosofia Antiga, vol II.
Reale apresenta COMO CIENCIA 4 definições propostas por Aristóteles em sua Metafísica:
(Obs: Reale ao dizer ciência quer se referir a uma atitude ativa de investigação)
- como ciência das causas e principios supremos
- como ciência do ser enquanto ser.
- como ciência da substancia.
- como ciência de Deus e da substancia supra-sensivel.






A Metafisica como ciência das causas e principios supremos tem como característica a sua universalidade, por que para ser causa precisa ser material, com um formato ou forma (ter uma estética física estática), ser eficiente ou motora (no sentido de poder se transformar e levar ao movimento) e ter uma finalidade (é o devir para qual todas as coisas tendem – é o primeiro Motor onde toda causa final tende).
A Metafisica como ciência das causas e principios supremos é a filosofia primeira que investiga as causas e os princípios (ou causas) primeiros e últimos. Os princípios (arqué) ou causas (aitía) primeiros é a razão para uma coisa ser o que é ( com todas as características que citei acima). Os últimos princípios ou causas é a busca de toda realidade fundando o ente em sua totalidade. Aristoteles diz: “Deus é supremo e o ultimo principio” – metafísica como ciência divina).

A Metafisica como ciência do ser enquanto ser – uma ontologia – (estudo do ser). Para Aristóteles é a pesquisa das causas e principios últimos do ser como uma totalidade mais de muitos modos e não univocamente. Em sendo muitos eles se unificam na substancia. Assim é na multiplicidade estrutural dos diversos sentidos do ser que está a ciência do ser enquanto ser que se unifica na substancia que é a totalidade do ser.

A Metafisica como ciência da substancia, onde a substancia (ousia) é o principio ou causa unificadora de todos os sentidos. O ser tem múltiplos significados mais é unificada na substancia – princípios/causas supremas da substancia.Assim Ser e Substancia são a mesma coisa. Aristóteles defende que a Substancia pode ser tudo: a substancia sensível (Sócrates) como supra-sensível (Platão).
Como já apresentei na Metafisica como ciência das causas e principios supremos – a substancia poderá assumir 3 caracteristicas: Forma (morphé, eidos) onde alem das características físicas há simultaneamente a essência intima das coisas (por exemplo uma flor tem a sua forma de flor mais também a sua essencia de planta em sua alma vegetativa. Materia que é aquela que se revela como parte constituinte das coisas concretas – substancia das coisas com certos limites físicos – que é a forma da matéria. Aristoteles conclui que todas as coisas são composições – sínolo – de matéria e forma concretas ou simplesmente substancias (ousia).


A Metafisica como ciência de Deus e da substancia supra-sensível – teologia – ou coisas divinas, onde Deus é a essência, causa e princípio ultimo de todas as coisas e realidades. Em Aristóteles Deus é o grau supremo, o fundamento e princípio de toda a realidade conhecida por ser a substancia primeira supra-sensível eterna. Deus, para Aristóteles é uma substancia separada, imóvel (Motor Imóvel), eterna e transcendente ao sensivel. O primeiro Motor de Aristóteles é a causa final, pois todos os entes se movem em sua direção (Deus) afim de imitar a sua perfeição.

AUTORA: Eneide Pompiani de Moura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.