sábado, 7 de janeiro de 2012

Origem da Filosofia




Tema do Programa Harmonia Interior

Que irá on line no dia 20 jan 2012 as 16:30 hs



A Filosofia, como a conhecemos hoje, 
surgiu há cerca de três mil anos.

Para uma grande maioria de filósofos, 
ser sábio é ter conhecimento da “verdade” 
a fim de ser guiado por ela.  

A verdade filosófica, 
no entanto,
foge ao que o senso comum 
considera verdade.

Sempre houve, 
em todas as civilizações, 
pessoas consideradas sábias. 

No entanto, foi no século VI a.C., 
nas colônias gregas da Jônia, Asia Menor, 
particularmente na cidade de Mileto, 
que apareceram os primeiros sábios que a tradição,
posteriormente, chamaria de filósofos como: 
Tales, Anaximandro e Anaxímenes.   

Sua perplexidade diante do mundo
levou-os a questionamentos complexos
que superaram as explicações mitológicas e religiosas de sua época.


               A originalidade de seu pensamento consistiu, principalmente, em utilizar das dimensões intuitivas e racional da consciência para compreender as realidades que se manifestam aos homens. Suas explicações sobre a chuva, o raio, o trovão, a origem do universo buscam princípios, ou seja, fundamentos para aquilo que dá origem a todas as outras coisas.


               O principio (em grego – arché), por excelência, seria aquele que não foi derivado nem deduzido do nada e do qual derivam todas as outras coisas. Outra característica desses filósofos é a busca da verdadeira natureza das coisas.



                         Quando Anaxágora afirma que: “Chamamos de arco-iris ao reflexo do sol nas nuvens. É, por isso, sinal de tormenta:pois a água que esta ao redor da nuvem produz vento ou derrama a chuva.” (Fr. 19. BTea in illiadem 17,547)

                          Como vemos, o pensamento de Anaxágora, embora não seja a melhor resposta para o conhecimento atual sobre arco-iris, apresenta uma característica fundamental, para a sua época onde a consciência mítica e religiosa das explicações sobre os fenômenos da natureza era a predominante Anaxágora dá uma explicação tipo “científica” ou racional.


                           Este pensamento onde há uma explicação racional e sistemática das características da natureza e do universo é a construção da filosofia ligada a uma cosmologia abandonando-se assim a antiga concepção filosófica da cosmogonia com a explicação mitológica sobre a origem do universo.



A PHYSIS E O NOMOS




                      
                        A Physis esteve presente durante todo o século VI a.C. A Física tem origem na physis que por sua vez origina-se do verbo grego phyein (que significa emergir, fazer nascer, crescer) e se refere a tudo que brota, que surge, que vem a ser independente da vontade ou da cultura humana. Physis são os fenômenos físicos próprios da natureza.
               Nomos, oposto ao physis, tem origem na produção cultural ligados aos valores, crenças, costumes, regras de conduta que surgem por convenção humana e, por isso, não fazem parte da natureza.
               Estes filósofos foram chamados pré-socráticos tendo como exemplo: Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eléia, Tales, Anaximandro, Demócrito de Atenas e outros.
               Para Heráclito de Éfeso tudo o que existe é um fluxo incessante, onde apenas o logos (lei) é estável e inalterável. Sendo o logos que rege a transformação de todas as coisas.
Já para Parmênides de Eléia defendia a ideia que o ser é uno, imutalvel e imóvel. O ser é aquilo que toda coisa existente verdadeiramente possui. Assim, defende que nenhum ser pode vir de um não-ser, ou seja, do nada. Assim, para Parmênides de Eléia acredita que há um principio eterno que dá origem ao cosmo, ou seja, ao universo, considerado como um todo ordenado.
Para Tales o principio que dava origem ao cosmo era a água, para Anaximandro o cosmo se originava do infinito.  Para Anaxímenes, o ar ou sobro de ar era a substancia básica de todas as coisas. Demócrito de Atenas, não acreditava que as coisas pudessem se transformar em outras coisas, mas também não acreditava que as coisas surgissem do nada. Para Demócrito de Atenas a natureza é composta por pequenas pecinhas que se combinavam entre si e depois se separam o que nomeou como átomos. Para ele a única coisa que existe são os átomos e o vácuo. Sua teoria apoiava-se somente no material e por isso foi chamada de “materialista”.    Demócrito de Atenas está de acordo com Heráclito quando esse afirma que tudo flui da natureza; no entanto há algo eterno e imutavel que são os átomos.
São dos filósofos pré-socráticos as perguntas (ainda atuais):
- O nosso cosmo é uma única coisa ou muitas coisas variadas?         
- O mundo é o que parece ser ou é outra coisa diferente?
Para a primeira pergunta: O nosso cosmo é uma única coisa ou muitas coisas variadas?   
Os filósofos que defendem que o cosmo é uma única coisa são chamados de Monistas e os que defendem que o cosmo são muitas coisas variadas são os filósofos chamados de pluralistas metafísicos.
               Na filosofia encontrar uma resposta a uma pergunta apenas faz com que surjam outras perguntas que exigem mais reflexão para novas respostas.



Referencia bibliográfica:
Vieira A & Ladeira J L. Cadernos de Filosofia – vol 1 – Olhar filosófico. 1.a Ed. Brasilia:Cisbasil – CIB, 2008. 
 64 p. (Coleção SER) ISBN n.0 978-85-7741-087-3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.