domingo, 8 de janeiro de 2012

HISTORIA DA FILOSOFIA – 7 PERIODOS



      Tema do Programa Harmonia Interior
      Que irá on line no dia 10 fev 2012 as 16:30 hs
       Site: www.dopranaaluz.blogspot.com



Em minha opinião,
para podemos compreender o pensamento filosófico 
é necessário contextualiza-lo
no tempo, no espaço e no momento cultural onde ele se faz presente.



Para mim, 
isto significa que através da história
dos grandes pensadores filosóficos 
podemos ter acesso aos conhecimentos
e ADEQUA-LOS 
as nossas realidades 
e tentar compreende-las 
no HOJE 
e TRANSMUTA-LAS 
num MELHOR AMANHÃ.


O conhecimento filosófico 
NÃO DEVE SER REPETIÇÃO DE IDÉIAS 
ou TEXTOS 
considerados importantes daquele autor. 

O processo reflexivo critico
próprio da filosofia
nos dá a possibilidade 
de ter o ATO FILOSÓFICO 
onde a práxis ultrapassa as escritas tradicionais
para uma aplicação em nossa vida diária.



O Blog “Olhar Filosófico”, 
a comunidade no Orkut “Reflexões Poderosas” (com mais de 3131 participantes) 
e o programa on line “Harmonia Interior” (desde 2005)  
 vem com esta proposta. 
Espero que você aproveite e divulgue.





Os sete períodos da História da Filosofia



  1. Filosofia Antiga (entre os séculos VI a. C. até VI d. C). Trata-se basicamente da Filosofia Grega que pode ser dividida em quatro períodos:
    1. Periodo PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO – do final do século VII a.C. ao final do século V a. C. Neste período os filósofos buscavam compreender a origem do cosmo  e tinham como entendimento que o universo é um todo ordenado e buscavam compreender os fenômenos da natureza.
    2. Periodo SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO – final do século V ao final do século IV a. C. Neste período os filósofos buscavam investigar as questões humanas ligadas a ética, aos comportamentos e aos conhecimentos humanos.
    3. Periodo SISTEMÁTICO - final do século IV a. C. ao final do século III a. C. Neste período o destaque era para o filósofo ARISTÓTELES que procurou sistematizar tudo o pensamento do período da filosofia antiga até o seu tempo (final do século III a. C).
    4. Periodo HELENISTICO OU GREGO-ROMANO - do século III a. C ao século VI d.C. Neste período observa-se as transformações na cultura grega na medida que a Grécia passa a fazer parte do Império Romano e, mais tarde, surge o Cristianismo.
  2. Filosofia Patrística – entre o século I ao seculo VII d. C. – a busca era conciliar o Cristianismo com o pensamento filosófico Greco-latino. Havia uma preocupação para as questões religiosas.  Desenvolveram as questões ligadas: a criação do mundo, o pecado original, a ressureição dos mortos, moral, a consciência, o livre arbítrio e as relações entre a fé e a razão. Deu origem a Hodierna Teologia.
  3. Filosofia Medieval ou Escolástica – entre o século VIII d. C. ao século XIV d.C  – Abrange pensadores europeus, árabes e judeus. Houve uma forte influencia pelos pensamentos dos filósofos PLATÃO E ARISTÓTELES mantendo em discussão os mesmos temas do período da Filosofia Patrística. Uma particularidade desta época era a disputa das ideias onde através de uma tese esta deveria ser refutada ou defendida segundo os argumentos de autoridades tirados da Bíblia ou de Platão ou de Aristóteles ou de outros padres (do período da Filosofia Patrística).
  4. Filosofia da Renascença - entre o século XIV d. C. ao século XVI d.C  - Neste período foi resgatado obras perdidas de diversos autores Greco-latinos, escritos de Platão e Aristóteles. Há uma preocupação com a política e a centralidade do homem. Este período é marcado pela passagem do pensamento Teocentrico (centrado em Deus) para um pensamento Antropocentrico (centrado no ser humano).
  5. Filosofia Moderna - entre o século XVII d. C. ao século XVIII d.C  - Neste período é valorizado a reflexão como ponto de partida do raciocínio filosófico. Acredita-se que tudo o que desejamos conhecer deve poder ser transformado em uma ideia clara e demonstrável formulada pelo intelecto. A realidade é vista como algo intrinsecamente racional: a Natureza e a Sociedade são racionais em si mesma. Essa percepção da realidade como um sistema de realidades racionais rigorosamente possíveis de serem conhecidas e transformadas pelos seres humanos deu origem a Ciencia.
  6. Filosofia da Ilustração ou Iluminismo - entre o século XVIII d. C. ao século XIX d.C  - Neste período é o objetivo é levar o ser humano as luzes que estão na razão humana manifestada em todas as formas de conhecimento racional. Pela razão, o ser humano atingiria a liberdade (política, social, religiosa, moral, superstição...). Acreditava-se que está na razão o aperfeiçoamento moral, social, técnico, político e artístico realizado pela vontade livre dos seres humanos.
  7. Filosofia Contemporanea - entre o século XIX d.C  até os nossos dias – onde se vivencia grandes transformações sociais como a ascensão da burguesia ao poder, pelo avanço científico e tecnológico, surgimento de novos países, vivencia de duas guerras mundiais e pelas ameaças de extinção de vida na terra.


Referencia bibliográfica: 
 Vieira A & Ladeira J L. Cadernos de Filosofia – vol 1 – Olhar filosófico. 1.a Ed. Brasilia:Cisbasil – CIB, 2008.  64 p. (Coleção SER) ISBN n.0 978-85-7741-087-3.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.