segunda-feira, 12 de setembro de 2011

METAFISICA segundo Aristóteles - parte I



Uma das grandes dificuldades em se interpretar a filosofia é a necessidade de torna-la prática. Na verdade uma sabedoria só tem a sua relevancia quando conseguimos aplica-la no nosso dia-a-dia. A filosofia nos dá esta possibilidade.

Vejamos a METAFÍSICA ARISTOTÉLICA.

A METAFISICA de Aristóteles sengundo Giovanni Reale, nos livros Aristóteles:Metafísica e Historia da filosofia Antiga, vol II.
Reale apresenta COMO CIENCIA 4 definições propostas por Aristóteles em sua Metafísica:
(Obs: Reale ao dizer ciência quer se referir a uma atitude ativa de investigação)
- como ciência das causas e principios supremos
- como ciência do ser enquanto ser.
- como ciência da substancia.
- como ciência de Deus e da substancia supra-sensivel.






A Metafisica como ciência das causas e principios supremos tem como característica a sua universalidade, por que para ser causa precisa ser material, com um formato ou forma (ter uma estética física estática), ser eficiente ou motora (no sentido de poder se transformar e levar ao movimento) e ter uma finalidade (é o devir para qual todas as coisas tendem – é o primeiro Motor onde toda causa final tende).
A Metafisica como ciência das causas e principios supremos é a filosofia primeira que investiga as causas e os princípios (ou causas) primeiros e últimos. Os princípios (arqué) ou causas (aitía) primeiros é a razão para uma coisa ser o que é ( com todas as características que citei acima). Os últimos princípios ou causas é a busca de toda realidade fundando o ente em sua totalidade. Aristoteles diz: “Deus é supremo e o ultimo principio” – metafísica como ciência divina).

A Metafisica como ciência do ser enquanto ser – uma ontologia – (estudo do ser). Para Aristóteles é a pesquisa das causas e principios últimos do ser como uma totalidade mais de muitos modos e não univocamente. Em sendo muitos eles se unificam na substancia. Assim é na multiplicidade estrutural dos diversos sentidos do ser que está a ciência do ser enquanto ser que se unifica na substancia que é a totalidade do ser.

A Metafisica como ciência da substancia, onde a substancia (ousia) é o principio ou causa unificadora de todos os sentidos. O ser tem múltiplos significados mais é unificada na substancia – princípios/causas supremas da substancia.Assim Ser e Substancia são a mesma coisa. Aristóteles defende que a Substancia pode ser tudo: a substancia sensível (Sócrates) como supra-sensível (Platão).
Como já apresentei na Metafisica como ciência das causas e principios supremos – a substancia poderá assumir 3 caracteristicas: Forma (morphé, eidos) onde alem das características físicas há simultaneamente a essência intima das coisas (por exemplo uma flor tem a sua forma de flor mais também a sua essencia de planta em sua alma vegetativa. Materia que é aquela que se revela como parte constituinte das coisas concretas – substancia das coisas com certos limites físicos – que é a forma da matéria. Aristoteles conclui que todas as coisas são composições – sínolo – de matéria e forma concretas ou simplesmente substancias (ousia).


A Metafisica como ciência de Deus e da substancia supra-sensível – teologia – ou coisas divinas, onde Deus é a essência, causa e princípio ultimo de todas as coisas e realidades. Em Aristóteles Deus é o grau supremo, o fundamento e princípio de toda a realidade conhecida por ser a substancia primeira supra-sensível eterna. Deus, para Aristóteles é uma substancia separada, imóvel (Motor Imóvel), eterna e transcendente ao sensivel. O primeiro Motor de Aristóteles é a causa final, pois todos os entes se movem em sua direção (Deus) afim de imitar a sua perfeição.

AUTORA: Eneide Pompiani de Moura


domingo, 11 de setembro de 2011

Nasce em 11 de setembro 2011 o blog OLHAR FILOSÓFICO




Estas fotos foram tiradas por mim,
Eneide Pompiani de Moura
 hoje, 
11/9/2011 em São Paulo/SP.

O Blog – OLHAR FILOSÓFICO - nasce num dia de LUA CHEIA 
trazendo bons presságios 
sob o signo de virgem 
e sob o signo chinês: Coelho e Metal

Astral do Dia de hoje 11/9/2011 é marcado com as características:
A Lua ingressa Peixes e se encaminha para a oposição com o Sol, que é a Lua cheia. Momento em que as energias chegam ao ápice, 
em termos individuais e coletivos.

Situações de grande escala estão enfatizadas neste momento. 
O astral coletivo é desafiador


Caracteristicas Astrológicas do signo de Virgem:
Virgem é o signo que analisa, 
disseca, e nesse processo, 
estabelece as relações com o meio em que está. 

Virgem é o signo do cálculo, 
daí o interesse na alimentação, nas dietas, na saúde, medicina.

Virgem assinala aquele momento em que o homem, 
depois de provar seu valor, 
sua capacidade e seu poder em Leão, 
percebe que é preciso colocar tudo isso às ordens de um sistema maior, 
pois vive em comunidade. 

E mais: que ainda é necessário aprimorar-se, 
aperfeiçoar o que criou, 
aceitando humildemente que não sabe
nem pode tudo e que faz parte de um organismo maior.

Virgem possui um temperamento instável e nervoso, 
pois a própria condição de estar 
atento ao que precisa ser reformulado e reciclado 
provoca a perpétua sensação 
de que algo pode ser diferente, 
melhor, mais adequado. 


Apesar de poupar esforços e energia, 
sabe empregar onde é necessário 
para fazer tudo de forma diferente.

Seu elemento é a Terra, 
sua pedra é a turmalina verde,o jaspe e o quartzo esfumado, 
seu metal é o mercúrio, 
sua cor é o alaranjado. 
Astro regente: Mercúrio.


Bem...Espero que você compartilhe comigo, 
participe e divulgue os textos colocados aqui.
Conto com você!
Paz Profunda!
Eneide


A importância do ATO FILOSÓFICO

(autora: Eneide Pompiani de Moura)

               A filosofia deve ser entendida como um modo particular de buscar, compreender de forma racional, sistemática e rigorosa tudo o que existe. Por isso, filosofar é indagar-se sistematicamente sobre as questões fundamentais do existir.  Embora, em alguns momentos, nos pareça que outras ciências são mais importantes do que a filosofia sua relevância está justamente na sua revelação do inexato, no déficit, na defasagem no modo de colocar-se no mundo e em si mesmo, o ser vivente racional. É neste ponto de vista da singularidade da Filosofia frente aos outras ciências que ela se mostra superior. 

A Filosofia causa, no homem, incomodo em sua tendência de acomodação. A filosofia não busca substituir a ação das ciências, mas, ao contrário, quer subsidia-las e enriquece-las sob a forma de planejamento e reflexão. A filosofia sabe que o melhor alcance do homem será sempre imperfeito e provisório, justamente o oposto proposto pelas outras ciências que tentam a todo preço desvalorizar o ato de filosofar.

        É no Ato de Filosofar que a Filosofia se diferenciar das outras ciências, mesmo que elas sejam tidas como superiores, é no inicio do espanto, ou com o maravilhar-se, com aquela sensação de estranhamento, que é produzida a partir do momento em que nos deparamos com algo novo, que não compreendemos (que seria o chamado conflito cognitivo), nos leva a questionar a maneira habitual e corriqueira com a qual vínhamos pensando e vivendo até o presente momento e que por este ato de filosofar é percebido como singular com novo significado          O que mais tarde Merleau-Ponty vai definir a filosofia como “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”.

            Diria que é na Filosofia que nos é possibilitado o exercício de nossa humanidade através da reflexão crítica com propriedade sobre os vários caminhos já trilhados no passado, os que estão sendo trilhados no presente e o que podemos esperar para o futuro. É nesta visão holística do Ser que é possível buscar novas e melhores formas de nos relacionarmos com os outros seres humanos não importando em qual sociedade esteja inserido o homem nos seus modelos de crenças, valores e culturas. 

        Acredito que a filosofia tenha como característica uma certa forma, em sua singularidade, de compreender o nosso mundo. A filosofia busca superar os preconceitos e aparência da realidade onde a importância está na essência dos fenômenos. O conhecimento filosófico é dinâmico por isso não deve ser considerado como uma expressão de verdade absoluta. 

            O verdadeiro filósofo, como a exemplo de Aristóteles, busca ultrapassar o saber de sua época indo ao encontro do desconhecido. Pelo seu potencial de critica, a filosofia poderá ser considerada ou desconsiderada perigosa pelo poder estabelecido que prefere manipular a massa a faze-la auto-crítica.

Na atualidade,Raimon Panikkar (em seu livro: O Espírito da Política – Homo Politicus. Ed. Triom)  é um exemplo concreto da importância da filosofia frente às outras ciências, onde através de seu ato de filosofar afirma que: “Ninguém, individual ou coletivamente, tem uma visão nem controle do conjunto da experiência humana, e menos ainda de toda realidade”. 

        Panikkar defende, o que ele chama de “Pluralismo”, que além de haver respostas diferentes, as perguntas são mutuamente incomensuráveis, por que nenhum homem é um "respondedor" das perguntas dadas, mas sim um "perguntador". Panikkar ainda afirma que “a autocompreensão pertence à própria natureza humana. Em todo julgamento, em toda afirmação, há uma certa pretensão de validez.” Ficando assim demonstrado a importância da Filosofia frente às outras ciências nos dias de hoje.


 “ O Ser se exprime de muitos modos,
mas nenhum modo exprime o Ser.
O Ser se diz em vários sentidos.”

AUTORA: Eneide Pompiani de Moura

 
(Aristóteles)