quarta-feira, 14 de setembro de 2011

REFLEXÕES PODEROSAS ---- Comunidade no Orkut desde 2005


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Atualmente com 3.269 participantes. Agora só falta você!



Esta comunidade REFLEXÕES PODEROSAS tem como proposta o desenvolvimento do processo reflexivo através dos vários itens de fórum, SEM CARATER RELIGIOSO.

Os temas propostos têm como disposição ir além do que somos e a intenção de colaborar com as Energias Superiores.

É NOSSA RESPONSABILIDADE A CONSTRUÇÃO DA HARMONIA, TENDO CONSCIENCIA QUE A VIDA É UNA E QUE SOMOS PARTE DO INFINITO ONDE TODOS OS SERES ESTÃO LIGADOS EM UMA GRANDE REDE DE COMUNICAÇÃO.

SUMÁRIO DOS FORUNS ABERTOS PARA DISCUSSÃO – 40 tópicos











































Conto com sua participação também nesta comunidade!
Paz profunda!
Eneide

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ato Filosófico: Poemas Eneide

Ato Filosófico: Poemas Eneide: POESIAS DE ENEIDE Pompiani, aluna do curso de Filosofia O que é a FELICIDADE ... Felicidade São pequenos momentos Que fazem a diferença em...

Ato Filosófico: O caminhoO caminho se faz no caminhar....E assi...

Ato Filosófico: O caminho

O caminho se faz no caminhar....
E assi...
: O caminho O caminho se faz no caminhar.... E assim a cada momento novos espaços novas oportunidades Que construimos sob os nossos desej...

Ato Filosófico: LIVROS EM PDF - 305 Livros grátis (Isso vale a pe...

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Ato Filosófico: FELICIDADE NO AMOR CONJUGAL – Dicas para quem vai ...: FELICIDADE NO AMOR CONJUGAL – Dicas para quem vai se casar. Não sei quantas celebrações matrimoniais já presenciei, mas sei que em todas ela...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

METAFISICA segundo Aristóteles - Parte III

Para quem quiser se aprofundar melhor no assunto segue as referencias bibliográficas do conteúdo apresentado nas partes I e II. Fazendo-se uma ressalva que os comentários feitos por mim são uma INTERPRETAÇÃO PESSOAL que foram postados na disciplina de Pós-graduação em Filosofia - Existencialista da Universidade Católica de Brasilia durante o mes de agosto e setembro 2011.


ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia, Vol. I. Tradução de Antônio Borges Coelho Lisboa: -
Presença, 1969. 314p.
ANDRADE, Rachel Gazolla de. Platão: o cosmo, o homem e a cidade: um estudo sobre a alma.
Petrópolis: Vozes, 1994. 214p.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Vicenzo Cocco. Coleção Os Pensadores, Vol. IV, São Paulo: Abril
Cultura, 1973.
--------------------. Metafísica. Tradução de Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo,1969.
--------------------. Organon: I. Categorias; II. Periérmeneias; III.Analíticos anteriores;
IV. Analíticos posteriores; V. Tópicos; VI. Elencos Sofísticos. Tradução e notas de Pinharanda Gomes.
Lisboa: Guimarães Editores, 1986. 1173p.
BARNES, Jonathan. Filósofos pré-socráticos ; tradução Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
367p.
BERTI, Enrico. Aristóteles no Século XX . Tradução de Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 1997.
334p.
____________. As razões de Aristóteles . Ibidem, 1998. 191p.
BORNHEIM, Gerd A. Introdução ao filosofar: O Pensamento Filosófico em Bases Existenciais. Porto
Alegre: Globo, 1983. 367p.
____________. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1993. 128 p.
BRUN, Jean. Os pré-socráticos . Tradução de Artur Morão. Lisboa : Ed. 70,1991.
BURNET, John. O despertar da filosofia . Tradução Mauro Gama. São Paulo: Siciliano, 1994. 301p.
BUSSOLA, Carlo. Plotino: alma no tempo, Vitória-ES: FCCA, 1990.
BUZZI, Arcngelo. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem.
Petrópolis: Vozes, 1993.
____________. Filosofia para principiantes . Ibidem.
CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Aprendendo a pensar. Vol. I e II. Petrópolis: Vozes, 1990.
____________. Os pensadores originários . Petrópolis: Vozes, 1993.
CARTON, Paul. Vida perfeita-palavra e verdade. Comentários aos Versos de Ouro de Pitágoras. São
Paulo: Martin Claret,1995. 188p.
CASSIN, Bárbara. Aristóteles e o Logos: Contos da Fenomenologia comum. Tradução: Luiz Paulo
Rouanet. São Paulo: Loyola, 1999. 244p.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. 2ª ed. Revisada
e ampliada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 539 p.
COLLI, Giorgio. O Nascimento da filosofia . Lisboa: Ed. 70, 1998 ou Campinas/ SP: Editora da
UNICAMP, 1996. 198p.
CORDON, Juan M. Navarro, e MARTINEZ, Tomas Calvo. História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos à
Idade Média, Lisboa: Ed. 70,1994.
COSTA, Alexandre. Heráclito: fragmentos contextualizados. Tradução, apresentação e comentários por
Alexandre Costa. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002. 288p.
CRESCENZO, Luciano D. História da Filosofia Grega : os Pré-socráticos. Lisboa: Presença, 1988. 198p.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão . Tradução de Rogério Costa. São Paulo: Iluminuras, 1997.
126p.
____________. Khôra . Tradução Nícia Adan Bonatti. Campinas, SP: Papirus, 1995. 75p.
DETIENNE, Marcel. Os mestres da verdade na Grécia Arcaica . Tradução de Andreia Daher. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1981. 148p.
Pegoraro, Olinto, e HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Fazer Filosofia. Olinto Pegoraro e Leda Miranda Hühne
(Org.). Rio de Janeiro: UAPÊ, 1994.
FRAILE, G . História da Filosofia: I : Grécia e Roma. Madrid.- B.A.C., 1990.
FOGEL, Gilvan . Da solidão perfeita: escritos de filosofia. Petrópolis, RJ:Vozes, 1998.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Palavra e verdade na filosofia antiga e na psicanálise . Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editora, 1995.
MONDOLFO, Rodolfo. O Homem na cultura antiga. São Paulo: Mestre Jou,1968.
____________. O pensamento antigo . São Paulo: Mestre Jou, 1967.
PARMÊNIDES. Da natureza. Tradução notas e comentários de José trindade Santos.São Paulo: Loyola,
2002. 119p.
PENEDOS, Álvaro J. dos. Introdução aos pré-socráticos. Porto: Rés, 1984. 141p.
PIMENTA MARQUES, Marcelo. O caminho poético de Parmênides . São Paulo: Loyola, 1990.
OS PENSADORES ORIGINÁRIOS : A naximandro, Parmênides, Heráclito. Introdução de Em. Carneiro
Leão. Tradução Em. Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski. Petrópolis: Vozes 1991. 126p.
PLATÃO. Diálogos: o Banquete – Fedon – Sofista – Político . Tradução de José Cavalcante de Souza,
Jorge Paleikat e João Cruz Costa. Coleção Os Pensadores , Vol. lll, São Paulo: Abril Cultural, 1973.
____________. A República . Tradução, Introdução e Notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, s/d.
PLOTINO. The six enneads . Translated by Stephen Machenna and B.S. Page. Chicago, London:
Encyclopaedia Britânica, 1980.
____________. Tratado das Enéadas . São Paulo: Polar, 2000.
OS PRÉ-SOCRÁTICOS . C ol. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
PALÁCIOS , Gonçalo Armijos. De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser gênio .
Goiânia: Ed. da UFGO, 1997.
PRIMEIRA FILOSOFIA: lições introdutórias. Marilena Chauí e outros. São Paulo: Brasiliense, 1987.
REALE, G. Aristóteles Metafísica: ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentários de
Giovanni Reale. 3 vol. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2001.
____________. Para uma nova interpretação de Platão: Releitura metafísica dos grandes dálogos à
luz das “Doutrinas não-escritas”. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1997. 636p.
REALE, G. E ANTISERI, D. História da Filosofia. V. I. Antigüidade e Idade Média . São Paulo: Paulus,
1990.
RIVAUD, Alberto. As grandes correntes do pensamento antigo . Tradução de 
Antônio Pinto de Carvalho. Coimbra: Arniã Amado Editor, 1962.
SANTOS ALVES, Manoel dos. Os pré-socráticos. Lisboa: Francisco Franco, 1985.
SANTOS, José Trindade. Da natureza: Parmênides. Brasília: Thesaurus, 2000. 124p.
SARDI, Sérgio Augusto. Diálogo e Dialética em Platão, Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.
SCHURÉ, Edouard. Os grandes iniciados. 1. Pitágoras. São Paulo: Martin Claret, 1986. 143p.
SEVERINO, Emanuele. A filosofia Antiga. Lisboa: Ed. 70, 1986.
SPINELLI, Miguel. Filósofos pré-socráticos : primeiros mestres da filosofia e da ciência grega. Porto
Alegre: EDIPUCRS, 1998.
SÓCRATES. Platão: Defesa de Sócrates ; Xenofonte: Ditos e Feitos memoráveis de Sócrates –
Apologia de Sócrates ; Aristófanes: As Nuvens . Coleção Os Pensadores, Vol II, São Paulo: Abril
Cultural, 1972.
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego . São Paulo: DIFEL, 1984.
WATANABE, Lygia Araújo. Platão por mitos e hipóteses: um convite à leitura dos diálogos. São Paulo:
moderna, 1996. 174p.
ZARADER, Marlène. Heidegger e as palavras da origem. Lisboa: InstitutoPiaget, 1998.



METAFISICA segundo Aristóteles - Parte II

Quanto às partes da metafísica, como estas partes se articulam entre si?

Resposta:
As partes da metafísica identificadas por REALE como caracteristicas da metafisica de Aristóteles foi uma forma didática que Reale encontrou para que tentássemos entender os paradigmas Aristotélicos. Em minha opinião são quatro as formas de interpretar a mesma ciencia --- A METAFISICA. Assim quando me refiro a metafisica como ciencia das causas e principios ou filosofia primeira também estou falando do ser enquanto ser, da substancia e de Deus.
Em minha opinião, é como se estas tres dimensões fizessem parte de uma ciencia - Metafisica - se expressando simultaneamente mais para que tivesse um melhor entendimento são dividias em partes.

 EM MINHA INTERPRETAÇÃO:

Usando um modelo cartesiano - desculpa-me se sou grosseira nos exemplos, mais são os mais "palpaveis" para mim. Digamos: Eu Sou Eneide. Eu tenho um corpo (uma forma material). Eu tenho um nome (o ser enquanto ser). Eu tenho varios aparelhos: Cardiovascular, Respiratorio, Endocrino, Osseo-Articular, Cerebrovascular, Renal etc e todos os aparelhos juntos formam o meu corpo com a minha identidade que foi nomeada pelos meus pais de Eneide. Mais esta Eneide que tem uma forma, uma identidade enquanto ser, substancia enquanto pessoa fisica também tem uma transcendencia que a torna QUALI (ou seja, possui experiencias só próprias de Eneide que a diferencia de outra pessoa mesmo que tenha as mesmas caracteristicas0. A substancia surpa-sensivel de Eneide é sua Alma que é o Seu sentir em Deus.
Assim, Eneide que tem alma que sente Deus tem um corpo que se manifesta atraves dos sentidos e se expressa através de sua substancia para as outras pessoas.

Autora: Eneide Pompiani de Moura